sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Alimentos com mais agrotóxicos

O site ciclovivo reporta uma lista dos 10 alimentos comportando a maior quantidade de agrotóxicos:
pimentão, uva, pepino, morango, couve, abacaxi, mamão, alface, tomate e beterraba.

Uma boa resolução para 2011 seria começar a comprar produtos orgânicos dessas verduras mais frequentemente contaminadas.

Referência:
http://ciclovivo.com.br/noticia.php/1058/os_10_alimentos_mais_contaminados_por_agrotoxicos/

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A indústria sucroalcooleira contra os carros elétricos

Antes de nos termos o primeiro veículos elétricos comercializado no Brasil, já se sentem as pressões sobre os carros elétricos. Parece até que está se preparando um remake brasileiro do filme "Quem matou o carro elétrico?"

Referência:
http://www.abve.org.br/destaques/2010/destaque10038.asp
Duchas eletrônicas ecológicas da Belosol

Comecei a tomar um banho, a água estavaa muito quente, para reduzir a temperature, abri mais o registro de água. A temperatura ficou boa! Já aconteceu isso com você?


Nós estamos no século XIX e a maioria das duchas elétricas funcionam com somente 3 "temperaturas": desligado, inverno e verão. Felizmente, existem soluções muito mais avançadas com ajuste contínuo! As duchas Thermosystem da Belosol permitem exatamente isso. Eu pessoalmente possuo uma Ducha Eletronica ND - 220V Thermoystem que funciona muito bem
 Ducha Eletronica ND - 220V Thermoystem: Clique para ver detalhes  


O ajuste contínuo é fantástico, você pode ajustar a temperatura a seu gosto sem precisar desperdiçar água!

Eu acabei de descobrir no site da Belosol que existe um produto muito bacano que se chama Regula Fácil 127-220V que pode ser adaptado nas duchas comuns. Assim sua ducha se transforma em uma ducha mais versátil e mais econômica!

Regula Fácil 127-220V: Clique para ver detalhes 

A Belosol vende também aquecedor solar de baixo custo. O meu que se encontra guardado no sótão... Preciso instalar ele com urgência!

Referência:
http://www.belosol.com/departamento/12201/Duchas
Revista Bicicleta

Hoje, 29 de dezembro de 2010, eu entrei na lista cicloturismo e eu descobri a Revista Bicicleta. A impressão dada pelo site da revista é que deve ser muito bom. Os artigos tratem assuntos diversos, entre eles destaco a sustentabilidade que tem o seu lugar. Muito bacano. Eu vou procurar saber se a revista se encontra na Grande Vitória.

No site dessa revista, eu achei um artigo muito interessante chamado malhação ecológica que apresenta uma lâmpada que funciona a partir da energia fornecida pedalando e de um outro projeto de um cinema que faz semanalmente sessão em que a energia de projeção é fornecido por pessoas pedalando em esteiras. Vale a pena conferir (link).


Referência:
http://br.groups.yahoo.com/group/cicloturismo_brasil
http://www.revistabicicleta.com.br/
http://www.revistabicicleta.com.br/malhacaoecologica.php

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Parede Verde

Encontrei um link muito interessante explicando como montar sua parede verde, para reduzir as temperatura da casa. As explicações são em inglês. O site começa mostrando o caso da sede de kyocera no qual foi instalado parede verde; Virou moda lá em Nagano no Japão.


http://global.kyocera.com/ecology/greencurtains/sodateyou.html

sábado, 4 de dezembro de 2010

Alforjes, Mochila e Bagageiros


Um problema possível para quem vai trabalhar de bicicleta e que me causa problema é o transporte do material. Uma das melhores opções é aparentemente usar alforjes. Eu estou ainda usando um baú (parecidoa com os baús usados nas motos). Em termo de alforjes, a marca arrara una parece se detacar:


http://www.ararauna.esp.br/impermeavel_32L/index.htm




Preciso testar para ver se fica legal! Talvez a mochila seria mais adaptada para mim?

http://www.ararauna.esp.br/mochila/index.htm



Para usar alforjes, precisa adaptar o bagageiro. Um link explique algumas coisas:

http://pedallivremiracema.blogspot.com/2010/06/bagageiros-para-cicloturismo.html
Bicicletário na USP


 "Na Faculdade e Arquitetura e Urbanismo da USP, os estudantes de engenharia Maurício Villar e Maurício Matsumoto demonstraram um novo sistema de compartilhamento de bicicletas. Baseado em software livre como Linux e Ruby on Rails, a tecnologia deve ser inicialmente testada pela USP na capital paulista, que pretende disponibilizar as bicicletas para uso interno no campus, daí o nome PedalUSP...."


Achei genial! Espero a chegada em Vitória/ES!!

Para mais informações:
http://softwarelivre.org/portal/estudantes-da-usp-criam-bicicletario-eletronico-com-software-livre

Bicicletário Adequado

 

Muitas cidades não tem quase nenhum bicicletários, está mais do que na hora de aumentar o parque de bicicletários, em particular nas cidades. É muito importante escolher um bicicletário adequado!

Na página seguinte, você encontrará bastante informações relevantes!

 http://www.viaciclo.org.br/portal/informacoes/bicicletario-adequado

  Exemplos de bicicletários adequados (fonte viaciclo.ogr.br):

 

Bicicletários segundo o PDU de Vitória/ES

O Projeto de Desenvolvimento Urbano (PDU) de Vitória defina a quantidade de vagas em novos projetos de estabelecimento comerciais, escolas etc..., na página 240 do PDU. Conferem na imagem abaixo:


Eu acredito que essa lei já está em vigor mas não está sendo aplicada. Qual é a área típica de um supermercado em Vitória? Quantas vagas de bicicletas deveria ser disponível?

Para as lojas menores, também deve ter bicicletário: uma vaga para cada duas lojas...

E as escolas? Se queremos mais bicicleta alguma mudança, eu acredito que investir também nas escolas poderia ser um boa estratégia!

Na última audiência pública que aconteceu em Jardim Camburi, com presença, entre outras pessoas do Vereador Fabio Gandini e do secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana Domingos Sávio Gava. Foi minha primeira participação nesse tipo de evento. A discussão foi muito interessante. Eles explicaram que essa lei se aplica a novos projetos. Os projetos antigos ou as reformas não precisam ter paraciclos, ou seja, a lei não é muito exigente do ponto de vista sustentabilidade.


Acrescento hoje (5 de outubro de 2011) uma outra lei municipal de Vitória interessante!




Lei nº 5830 de 13 de janeiro de 2003 de Vitoria
 ainda é em vigor?



ELA OBRIGA A INSTALAÇÃO DE BICICLETÁRIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA



O Presidente da Câmara Municipal de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, nos termos do § 7º do Art. 83 da Lei Orgânica do Município de Vitória, promulga a seguinte Lei:

Art. 1º Fica o Poder Executivo obrigado a instalar um bicicletário nas escolas públicas municipais.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio Attílio Vivacqua, 13 de janeiro de 2003.
Ademar Rocha