sábado, 4 de junho de 2011

Rota segura perto do Álvares Cabral (para ciclistas)



Usar a bicicleta para fazer o trajeto casa-trabalho na Grande Vitória não é tarefa simples, entre outras coisas, principalmente por causa da falta de conexões entre os diversos trechos de ciclovia.

Uma região conhecida como muito desagradável de atravessar se situa perto da prefeitura municipal de Vitória e do clube Alvares Cabral, na avenida Mal. Mascarenhas de Moraes. Nessa rua mostrou-se (muito) complicado andar na rua porque os carros e ônibus costumam andar em velocidade acima do permitido.

Consequentemente a maioria dos ciclistas andam pela calçada para não morrer. Essa calçada foi abandona pela maioria dos pedestres devida as condições extremas de tráfego (calçada "absolutamente" esburacada). Essa região é muito usada, em particular por quem faz o trajeto Cariacica-Vitória ou Cariacica-Serra de bicicleta. Aqui oferecemos uma sugestão de rota alternativa para que o ciclista possa trafegar nas ruas sem subir nas calçadas, porém arriscado muito menos a sua vida do que na avenida Mal. Mascarenhas de Moraes. O mapa mostra essa rota com ida e volta um pouco diferente.


Como mostra o mapa, a sugestão é passar por dentro de Bento Ferreira que possui ruas com pistas mais larga do que a média de Vitória e onde a maioria dos carros andam em velocidade "razoáveis". Foi um colega de trabalho que sugeriu essa rota que ele usa para lazer. Eu testei e aprovei!

O mapa mostra o trajeto nos dois sentidos. No sentido Vitória -> Cariacica, sai da avenida principal, entrando por "dentro" no sinal logo antes do Hortomercado, após atravessar a avenida pega  1a a esquerda, 1a a direita (passa na frente da biblioteca Estadual), depois 1a a esquerda no rotatório, segue até a Leitão da Silva, vira a esquerda para andar somente 100 metros na Leitão da Silva, vira a direita, passando na frente do Debonis. Segue em frente. Tem que virar depois uma vez a direita e uma vez a esquerda. Passa o Samś club a esquerda echega na avenida Beira-Mar, um quarteirão depois do Sam's Club. Atravessa a avenida no sinal e alcança rapidamente a pequena ciclovia da avenida Beira-Mar. 

No sentido Cariacica-Vitória, o percurso precisa ser um pouco diferente para evitar contra mãos etc... A diferença é no Debonis, vira a direita, vai até o sinal, atravessa a Leitão da Silva na faixa de pedestre e entra numa rua paralela a avenida para se aproximar do ortomercado. (Eu acho que pegar diretamente a avenida a partir da Leitão da Silva é um pouco perigoso porque os carros costumam sair correndo e tem pouco espaço para os ciclistas. Após a curva o ciclistas chega em posição indelicada entre dois fluxos de carros. É muito perigoso. Pegando a ruazinha paralela a avenida, chega logo no ortomercado virando no final a direita...



Gente eu acho que vale muito a pena essa modificação. Temos que ter conforto e segurança! O que você acharam? Dessa rota? Vocês já ouviram falar de outras rotas alternativas?

2 comentários:

  1. Obrigado Filipe! Eu somente vi agora seu comentário, o blogger não está me avisando dos recados! Deve ter uma opção que não selecionei para ser avisado!!

    ResponderExcluir