quinta-feira, 12 de julho de 2012

Densidade de ciclovias de algumas cidades

Eu estou iniciando um trabalho para listar cidades Brasileiras em função da densidades de suas infraestruturas cicloviárias. No final do artigo eu faço uma comparação entre Vitória no Brasil e Amsterdam e Copenhague que são provavelmente as melhores capitais do planeta para se deslocar de bicicleta. A tabela mostra as disparidade entre diversas cidades brasileiras e internacionais baseando-se na densidade de ciclovia que representa o número de km de ciclovia por km² de cidade. Em outro artigo, eu explico o sentido da densidade cicloviária (km/km²) com um pouco de geometria muito básica. Eu acho que se a densidade cicloviária não é um excelente parâmetro para para avaliar uma rede cicloviária, é com certeza infinitamente melhor do que a quantidade total de ciclovia (km). Pois é muito comum ver gráficos mostrando Rio de Janeiro como maior rede cicloviária brasileira o que parece indicar a melhor rede cicloviária do Brasil mas isso não é verdade pois Rio de Janeiro tem uma área muito grande. Um outro parâmetro para caraterizar uma rede cicloviária é comparar a extensão da rede cicloviária com a extensão total das vias mas eu não sei como conseguir esses dados, infelizmente.






número de
habitantes
km de
ciclovias
área (km^2) densidade
de ciclovia
(km/km^2)
Aracaju 570.000 70 174 0,40
Campo Grande 796.000 61,6 8069(154?) 0,008(0,4?)
Curitiba 1 747 000 120 480 0,276
Rio de Janeiro 12 620 000 270 1 260 0,214
Rio Branco 342 298 74 9222 (44,9) 0,008 (1,65)
Sorocaba 590 000 104 449 0,23
Santos 420 000 20,9 280 0,07
São Paulo 11 244 369 82.41 1 523 0,054
Vitória 420 000 28,59378 93 0,31
Amsterdam 780 000 400 219
(166 terrestre)
1,82 (2,41)
Copenhague 1 167 569 350 88 3,97

Aracaju (SE) 
     habitantes: 570.000 ; área> 174 km²
     70 km de ciclovias. (14/05/2011)


Campo Grande (MS)
    habitantes: 796.000
    área> 8096 km² ; 154 km² de área urbana (o que devemos contar a área urbana, a área total, uma área intermediária?)
    61,6 km de ciclovias (14/10/2011)

Rio Branco (AC)
    habitantes: 342 298área 9 222 km² (perímetro urbano 44,90 km²)
    Ciclovias 74 km (9/5/2012)


Rio de Janeiro (RJ)
    habitantes: 6 093 472área 1 260 km²
    Ciclovias 270 km (junho de 2012)


Curitiba (SC)
    habitantes: 3.000 ; área> 480 km²
    ciclovias 120 km (10/7/2012)

São Paulo (SP)
    habitantes: 11 244 369
    área: 1 523 km²
    ciclovia 52 km (3/3/2012) 82,41 km (7/8/2014)




Sorocaba  (SP)
    habitantes:590 000
    área: 449 km²
    ciclovia 104 km (11/9/2013)

Santos (SP)
    habitantes: 420 000
    área: 280 km²
    ciclovia 20,9 km (está correto? atual?)

Vitória (ES)
    habitantes: 420 000
    área: 93,381 km²
    ciclovia 28,59378 km

Amsterdam
    habitantes:780.000
    área> 219 km² (Terrestre 166 km²)
     400 km de ciclovia. (referência?)


Isso quer dizer que tem mais de 1 km, quase dois km de ciclovia por km² em Amsterdam. Isso quer dizer que quase cada quadrado de 1 km por 1 km e atravessado por duas ciclovias, talvez perpendiculares! Além disso, as ciclovias lá são muito bem concebidas e trazem muita segurança para o ciclistas. Isso significa que o ciclista não precisa em média fazer mais de 500 metros para atingir a rede cicloviária!


Considerando, unicamente a área urbana, Campo Grande é a cidade brasileira, mostrada na tabela, com maior densidade de ciclovia do País. Não sei se isso é válido e qual e o significado do resto de área. É um reserva? Mangue? Tem moradia?


Eu vou aprimorando esses dados a medida que eu vou receber informações. Eu pretendo também mostrar como interpretar essa densidade de ciclovias, usando um modelo simples (matemático) com forma de cidades simples (quadrado, retângulos...) e exemplos reais.


fontes:
http://www.proparnaiba.com/farmacia/cidades-brasileiras-melhor-adaptadas-para-os-ciclistas.html
http://www.santos.sp.gov.br/ciclovia.php



2 comentários:

  1. Tenho frequentado o blog há um certo tempo. Vi uma notícia e gostaria de compartilhar aí com o autor do blog e seus leitores. Assunto de fundamental importância pra nós.

    http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/07/noticias/especiais/eleicoes_2012/2012/1309492-candidatos-a-prefeitura-de-vitoria-mostram-suas-propostas-para-a-mobilidade-urbana.html

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    1. Obrigado Edinho! Eu vou justamente fazer um artigo sobre esses vídeos!

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