quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Surpresa na pegada hídrica

O consumo de água por habitante no Brasil já está acima da média mundial. Quando passamos nas ruas, não é raro ver pessoas limpando calçada a jato de água. Parece que deveria ser uma das razões principais para esse consumo alto de água mas tem outras fontes de consumo de água mais indireto que não percebemos. Foi exatamente o que eu descobri quando fiz uma simulação da minha pegada hídrica no site waterfootprint que foi apontado pelo blog fujiro. Você também pode fazer essa simulação nesse link.

Eu rodei a simulação do site e obtive o seguinte:

O que me surpreendeu mais é que mais de 90% minha pegada hídrica é representada por água que não tem nada a ver o meu consumo residencial e corresponde a água gasta por empresas para processar alimentos e produtos industriais! Foi uma surpresa grande para mim.


Fontes:
Blog Fujiro: http://www.fujiro.com.br/blog/index.php/2011/10/o-quao-sustentavel-e-a-sua-pegada-hidrica/
Simulação de pegada hídrica: http://www.waterfootprint.org/?page=cal/WaterFootprintCalculator

Nenhum comentário:

Postar um comentário