terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vale apresenta Usina Termelétrica Integrada de Vitória em audiência pública


O jornal Espírito Santo anunciou audiências públicas  do 17/10 até 20/10, a respeito do Impacto ambiental da futura Usina Termelétrica Integrada de Vitória. Um projeto que vai gerar energia elétrica apartir de energia não renovável para gerar 70 empregos depois da construção.

No dia 17 de outubro a Vale inicia um ciclo de audiências públicas para apresentar o projeto e o Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Usina Termelétrica Integrada de Vitória (UTEI Vitória), dando continuidade ao seu processo de licenciamento ambiental. A todo, serão quatro audiências públicas, até o dia 21 de outubro, nos municípios de Serra, Vila Velha, Vitória e Cariacica – sempre a partir das 19 horas. 
Nos debates a empresa apresentará resultados dos estudos feitos na área de instalação da UTEI e em seu entorno. Segundo a Vale, o material já foi apresentado a cerca de 350 representantes das associações de moradores da Grande Vitória em reuniões prévias, realizadas no último mês.  
Prevista para ser instalada no Complexo de Tubarão, em Vitória, o empreendimento representa um investimento de R$ 2,3 bilhões por parte da mineradora e deve gerar cerca de 2.500 empregos no pico da obra. A termelétrica ocupará uma área de 33 hectares e deverá ser implantada em 35 meses, a partir da obtenção das licenças ambientais.
A UTEI Vitória é composta por dois empreendimentos: uma Usina Termelétrica (UTE), com capacidade para produzir, aproximadamente, 600 megawatts de energia elétrica, e uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que processará 5 milhões de m³/dia de gás natural. Parte deste gás será usada na termelétrica como insumo para a geração de energia, e parte abastecerá as usinas de pelotização do Complexo.
A energia produzida pela termelétrica abastecerá todo o Complexo de Tubarão (cerca de 330 MW). O excedente, de aproximadamente 270 MW, será disponibilizado para o Sistema Interligado Nacional. Essa energia poderá incrementar o desenvolvimento econômico do Estado, possibilitando a implantação de novos empreendimentos.  
A energia elétrica gerada pela UTEI Vitória é equivalente a:
·        2,5 vezes o consumo residencial do Espírito Santo.
·        1/3 do mercado de distribuição de energia elétrica do Estado.
·        1,7 milhão de residências de classe média.

Mão-de-obra local. 
Além de aumentar a disponibilidade de energia elétrica e de gás natural para o Espírito Santo, a UTEI Vitória vai gerar 2.500 empregos diretos no pico da implantação e 70 na operação. Por meio do Programa de Capacitação de Mão-de-obra, a Vale, em parceria com instituições profissionalizantes locais, vai qualificar 1.500 pessoas residentes na Grande Vitória para preencher essas vagas. As vagas restantes devem ser preenchidas por trabalhadores já qualificados, que atuam no mercado local.
O objetivo é formar profissionais para atuar nas áreas de construção civil, operação de máquinas, montagem eletromecânica e administrativa. Com isso, a Vale pretende gerar emprego e renda na região, priorizando a contratação de mão-de-obra local e garantindo a geração de divisas e impostos para o Estado.
Segundo a empresa, a UTE Vitória é uma usina do tipo ciclo combinado, um dos sistemas mais modernos e eficientes em termos de geração térmica e controle de emissões, caracterizado pela combinação de dois ciclos termodinâmicos: um a gás (denominado ciclo Brayton) e outro a vapor (denominado ciclo Rankine), que aproveitam melhor a energia contida no gás natural.
Uma das premissas do projeto UTEI é a de reduzir o consumo de água doce. Os sistemas de resfriamento da UTE utilizarão, aproximadamente, 700 m³/h de água do mar, que após tratamento retornarão à sua origem. Já o consumo de água doce será de 9,5 m³/h.
Audiências Públicas da Usina Termelétrica Integrada de Vitória (UTEI Vitória)
Serra 
Quando: Segunda-feira, 17/10
Horário: 19 horas
Onde: Centro de Convenções Steffen
Rodovia ES 010 (Vitória-Jacaraípe) Km 3,2, Jardim Limoeiro, Serra-ES.

Vila Velha 
Quando: Terça-feira, 18/10
Horário: 19 horas
Onde: Hotel Mercure Pasargada
Av Antônio Gil Veloso, 1856, Praia da Costa, Vila Velha-ES.

Vitória 
Quando: Quarta-feira, 19/10
Horário: 19 horas
Onde: Clube Álvares Cabral
Avenida Marechal Mascarenhas Moraes, 2100, Bento Ferreira, Vitória – ES.

Cariacica
Quando: Quinta-feira, 20/10
Horário: 19 horas
Onde: Society Gauchão

Nenhum comentário:

Postar um comentário