domingo, 6 de novembro de 2011

Mobilidade urbana na Grande Vitória

No 4 de novembro de 2011, aconteceu o seminário "Transporte Público e Mobilidade Urbana na Grande Vitória" na Assembleia Legislativa do ES . Após o seminário, ficou muito claro que os ciclistas urbanos precisam defender a integração  da bicicleta na política de mobilidade urbana da Grande Vitória que não está incluída na política de mobilidade urbana que considere essencialmente carros e ônibus.




A mesa de discussão abriu o seminário com um discurso teórico sobre mobilidade, usando números... Durante ele, muito pouco se falou do modal de transporte ciclístico. Quando chegou a se falar dos projetos reais, não se falou mais na bicicleta. Aparentemnte, para as autoridades presentes na mesa, a bicicleta não faz parte de fato da mobilidade urbana da grande Vitória. Isso vai contra o consenso atual em termo de mobilidade urbana que sempre conta com uma diversificações dos modais incluindo o modal bicicleta como podemos ver acontecer em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo.




Políticos esqueceram de incluir a bicicleta nos projetos de mobilidade urbana


Na hora dos questionamento pela plateia, somente uma pessoa da plateia, um professor do IFES perguntou sobre a implementação de ciclovias para a mobilidade urbana. Foi também apresentado um projeto arrojado de aquaviário com 17 pontos de embarque/desembarque mas nenhum políticos se posicionou em relação a esse projeto.

Após os questionamentos, a mesa encerrou o seminário sem responder a nenhuma perguntas mas falou que será feito um outro seminário para apresentar o projeto de BRT. Pareceu subentendido que a mobilidade urbana da Grande Vitória ou, vamos dizer sua melhoria, se resume a implantação do BRT.


mobilidade urbana na Grande Vitória = BRTs?

O que me deixou triste foi que a bicicleta como modal de transporte foi destorcido. O secretário de desenvolvimento de Vitória, Kleber Frizzera, apresentou em particular dados de modais para deslocamentos interno do município de VItória. Dentro desse limite, segundo o estudo citado, o modal bicicleta, representa 2,5% dos deslocamentos em Vitória. Eu fiquei surpreso de ver que ele não comentou que se considerarmos os deslocamentos intermunicipais, esse porcentual é muito maior. Se for considerar por exemplo os trabalhadores do setor industrial, na Grande Vitória o modal bicicleta representa 12 % dos deslocamentos, a frente do carro que representa 8%. No Brasil inteiro a média de deslocamentos por bicicleta representa 7,4% (cf outra postagem no meu blog). Não sei se o secretário Frizzera deliberadamente usou esse número (2,5% de deslocamentos internos) para descaraterizar o modal bicicleta, deformando a realidade, ou se realmente ele desconhece a realidade da mobilidade urbana na Grande Vitória?

É claro que os BRTs  são importantes mas não podemos excluir a discussão do modal bicicleta da mobilidade urbana na Grande Vitória. Mais importante é diversificar a mobilidade urbana, oferecer alternativas para as pessoas. O modal bicicleta mostrou que ele tem um impacto que vai além do trânsito, por exemplo em Bogotá, o prefeito de Bogotá relata que as ciclovias foram fundamentais em paralelo com as melhorias do transporte público para melhorar o trânsito (ele também fala que dá votos para caramba!). Além disso com esses dois ingredientes, foi possível reduzir a criminalidade. Em dez anos, a taxa de homicídios de Bogotá caiu de 82 para 16 por 100.000 habitantes. A diminuição da taxa de homicídios foi associada lá a dignidade dada aos mais pobres pelo Estado...

Homicídios e engarrafementos não são justamente dois problemas fundamentais da Grande Vitória? O que estamos esperando para pedir o melhor que nos podemos obter por enquanto, uma diversificação dos modais que inclui a bicicleta como modal?


Precisamos de mais gente inteligentes apoiando essas ideias para melhorar a qualidade de vida na Grande Vitória.


Para saber mais:
Prefeitos de outras cidades investem em ciclovias: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/10/prefeitos-de-outras-cidades-investem-em.html
Rede de ciclovia pode reduzir taxa de homicídios: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/10/ciclovia-da-voto-segundo-o-prefeito-de.html
Para o modal bicicleta, nem todo é ciclovia, um outro exemplo de infraestrutura para deslocamentos seguro de ciclistas em bairros residenciais, o Bicycle Boulevard: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/10/bicycle-boulevard.html

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