quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Apartheid contra ciclistas?

O texto Rosa Parks e a Massa Crítica disponível no blog bike is beautifull faz o link entre a norte-americana negra, Rosa Parks, que foi o símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos contra as leis de segregação racial nos Estados Unidos, e o tratamento reservado aos ciclistas pelo poder público, em particular em Porto Alegre.

O texto discute o caso dos ciclistas da Massa Crítica de Porto Alegre mas, ele tem claramente um alcance muito maior no qual podem ser incluídos quase todos ciclistas de todas as cidades brasileiras.
O texto mostra o óbvio. Os ciclistas são de fatos oprimidas de maneira oficiosa e oficial. Eu digo de maneira oficiosa por omissão do executivo das cidades Brasileira que não constrói a infraestrutura necessária para o deslocamento dos ciclistas e de maneira oficial, pelo menos nesse caso, onde é obvio que o executivo está se desdobrando para criminalizar o movimento espontâneo de reivindicação dos ciclistas. É o sistema da sociedade do dinheiro do petróleo, dos carros e da poluição que está por trás dessa luta contra os ciclistas. Isso ocorre de maneira consciente ou não.  Os ciclistas querem de fato ter o mesmo direito do que os motoristas, ter um espaço para eles poderem se deslocar com um certo nível de segurança e dignidade e os ciclistas estão lutando para isso. O poder está tentando abafar essa luta, apartheid mesmo!

Sobre Rosa Parks no wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Parks

Sobre Massa Crítica em Porto Alegre:
http://massacriticapoa.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário