domingo, 15 de janeiro de 2012

Bicicletários para as cidades "perfeitas"

A melhoria da mobilidade urbana das cidades passa pelo aumento do número de ciclistas urbanos. Para isso, além de ciclovias, são necessários bicicletários. O papel do poder executivo é fundamental. É preciso pelo menos:
1) Definir uma norma de bicicletários seguros,
2) Definir lei/regulamentação para implantação de bicicletários,
3) O próprio poder executivo implantar bicicletários em lugares estratégicos como ruas onde tem comércios, serviços públicos, escolas etc...


Como isso não é uma descoberta nova, não precisa inventar muita coisa. Já foi feito em outras cidades. No Brasil, por exemplo no Rio de Janeiro isso já foi implantado com ajuda da excelente ONG Transporte Ativo. Essa ONG explica por exemplo como fazer um bicicletário bom. compartilhou u documento pdf mostrando diagramas para poder especificar bicicletários bons e seguros e até disponibiliza versão vetorial dos arquivos para edição de plantas-baixas para órgãos públicos, prefeituras, empresas. Segundo a Transporte Ativa, um bicicletário bom pode custar entre 200 e 400 reais. Existem porém diferentes tipos de bicicletários que podem ser mais dependendo do tipo de uso mas o mais comum e o bicicletário em U invertido como mostra o diagrama mostrado no site da ONG Transporte Ativo:


Fonte: diagramas de bicicletário da ONG Transporte Ativa


Uma prefeitura precisa regulamentar a implantação de bicicletários. A prefeitura do Rio de Janeiro já esquematizou a operacionalização da implantação dos bicicletários em parceria com a ONG Transporte Ativo. Para uma prefeitura, basta inspirar-se de ou copiar o que foi feito no Rio .  


Para terminar, eu acho importante ressaltar porque os bicicletários baseado um suporte em U invertido são muitos bons. Para entender isso melhor, basta ver o vídeo que eu traduzi do inglês para o Português na página http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/11/tecnica-para-prender-sua-bike-com.html.




Por favor, faça sua sugestões de melhoria dessa postagem!

Links:
 como fazer um bicicletário (Transporte Ativo)

2 comentários:

  1. Gostei do artigo. Simples e direto. Infelizmente, muitos donos de estabelecimentos não entendem a importância de se ter um bicicletário. No lugar de 1 carro, cabem 10 bicicletas. Quem perde é ele, pois cada vez mais os ciclistas estão atentos e seletivos a esse tipo de coisa.

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    1. Infelizmente a incorporação dessas "novidade" está demorando a entrar na cultura. Nessa hierarquização da sociedade, o ciclista se vê ainda por muito como o pobre que não consegue comprar nada. Só tem alguns "loucos" que não são pobre e andam de bicicleta... Na verdade, nos países mais desenvolvida, quem instala os bicicletários são as prefeituras...

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