sábado, 18 de fevereiro de 2012

4a ponte deve ter ciclovia segundo artigo da Gazeta


Um artigo da gazeta online do 17 de fevereiro de 2012. Apresenta o projeto da quarta ponte. A ponte deveria ser conectada com a avenida Governador José Sete do lado Cariacica e no bairro Santo Antonio do lado Vitória. Isso deve evidentemente atrair mais carro para a ilha de Vitória e ter o efeito contrário do que o efeito anunciado, ou seja, vai aumentar o fluxo de carro em Vitória e possivelmente piorar o trânsito em Vitória. Infelizmente a maioria das pessoas acreditam que isso vai melhorar as coisas devido as propagandas ou ao sentido comum que é que mais pista melhora o transito.

Evidentemente isso vai também levar o fluxo de carro do outro lado da Ilha de Vitória. Para "aguentar" esse trânsito de carro, a avenida Serafim Derenzi vai ser duplicada. Eu acredito que serão necessário muitas desapropriações para fazer essa duplicação. O único ponto positivo é que essa nova avenida deverá ter uma ciclovia devido a lei municipal dos ciclistas que obriga todas as novas vias e novos projetos de vias a incluir ciclovias (preciso achar essa lei que perdi).

Posição aproximada da 4a ponte segundo o desenho do artigo da gazeta.

© OpenStreetMap contributors, CC-BY-SA (link para o mapa
Receio que uma das prioridades de Vitória que parece ser a ciclovia no centro de Vitória onde o fluxo de ciclistas é grande passa em segundo lugar por causa da duplicação da avenida Serafim Derenzi que tinha um ciclofaixa e em princípio deve passar a ter uma ciclovia mas isso vai depender da próximo governo municipal pode também investir mais um infraestrutura cicloviária do que o governo atual.


Fontes:
projeto da 4 ponte comeca a sair do papel (Gazeta online)
projeto de duplicacao da serafim derenzi e adiado para 2012 (Gazeta online)

Um comentário: