domingo, 18 de março de 2012

Bicycle flywheel (recuperando energia cinética)

Se você é um ciclista urbano, você reparou que um dos maiores esforço do ciclista é na fase de aceleração. A energia gasta para cada acelerações pode ser até maior do que a energia para manter a velocidade numa velocidade de cruzeiro dependendo da frequência das paradas e do peso total do veículo (bicicleta+ciclista). O vídeo mostra um sistema usando um flywheel para armazenar parcialmente a energia cinética do veículo antes de frear. Ele pretende frear o veículo até 80% da velocidade inicial, na freagem. Essa diminuição de velocidade representa uma variação de 64% de energia cinética inicial. Ele não explicou claramente quanta porcentagem da energia ele consegue transformar em energia cinética de translação.



Eu acredito que um sistema de flywheel embutido no meio da roda poderia ser muito bacana e que para ter uma eficiência maior, vai ser mais fácil usando uma transmissão de energia eletromagnética, funcionando como um motor ou um gerador. Um sistema desse tipo usando freagem regenerativa seria, por exemplo, bem útil para acelerar após cada quebra-mola da ciclovia da Orla de Camburi (em Vitória)...

Fonte:
http://hubstripping.wordpress.com/

Para saber mais sobre como armazenar energia num volante de inércia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Flywheel_energy_storage

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