sexta-feira, 2 de março de 2012

Reflexão sobre "ciclistas na calçada"


Essa reflexão sobre os ciclistas na calçada surgiu de uma discussão no facebook a partir da seguinte colocação:
"Por favor, bicicletas, fora das calçadas!!!! Os pedestres não têm culpa da ausência de ciclovias...",
a qual respondi da seguinte maneira

Concordo com a colocação mas eu queria tentar expliquar esse fenômeno com um ponto de vista diferente.  Em princípio, os ciclistas não devem usar as calçadas e em muitos casos ciclistas fazem isso quando não há necessidade. Em Vitória, ainda não é possível andar 100% fora de algumas calçadas devido a falta de infraestrutura. Se você quer andar de bicicleta, conheço pelo menos um local onde é impossível evitar a calçada. Já tentei andar na rua, me impor em uma pista estreita é quase foi atropelado por ônibus, carros. Foi só um teste mesmo! Esse lugar fica perto do centro de Vitória na avenida Beira-Mar. A prefeitura reformou e eu entendo que do ponto de vista legal, ela deveria ter colocada uma ciclovia mas infelizmente não aconteceu. Os ciclistas têm algumas opções, desistir e voltar a andar de carro ou ônibus, tentar passar na avenida e ser atropelado e morto ou, subir na calçada...
Porém, na maioria dos casos existem alternativas relativamente seguras para os ciclistas mas que são ignoradas ou desconhecidas dos ciclistas. Eu pessoalmente comecei a andar de bicicleta em Vitória andando seguindo o fluxo de ciclistas. O costume é subir na calçada quando acaba a segurança do ciclista ou simplesmente no fim de uma ciclovia. Isso ocorre quando por exemplo a avenida tem pistas estreitas e a velocidade dos carros é significativamente superior 50 km/h. Pode parecer ser a única opção. É o "senso comum" do ciclista que está numa ciclovia que acabou do nada. Tem uma outra abordagem que é de repensar integralmente o seu trajeto de maneira mais sistemática, pesquisando, testando, explorando. Isso me levou em particular a modificar significativamente meus trajetos, sair antes do fim da ciclovia para entrar em rua menos movimentadas e/ou com pistas largas etc... Eu estou compartilhando algumas rotas que descobri mas que muitas vezes já eram utilizadas por vários ciclistas. Hoje mapiei no GPS uma nova rota que descobri explorando na semana passada, encontrei ciclistas já usando ela. Eu chamei ela de passagem segredo para o IFES. Daqui a pouco estará no meu blog (...). O que falta é compartilhar informação úteis desse tipo. Aproveito para colocar algumas rotas de Vitória que já publiquei nesse blog:

desvio da calçada do Alvarés Cabral: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/06/rota-segura-na-grande-vitoria-desviando.html
Jardim Camburi: http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/12/rota-segura-para-travessia-do-jardim.html
Jardim Camburi 2  http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2012/01/rotas-de-ciclistas-no-jardim-camburi.html
no centro:http://vitoria-sustentavel.blogspot.com/2011/06/rota-segura-para-grande-vitoria_05.html


Existem várias outras rotas que conheço e não conheço. Você quer compartilhar alguma rota na Grande Vitória? Manda um recado, faça um comentário aqui! Vamos compartilhar informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário