sábado, 12 de maio de 2012

Debate sobre mobilidade urbana na ALES

Prezados leitores, no 16 de maio de 2012 está previsto um seminário para debater a mobilidade urbana na Grande Vitória na Assembleia Leglislativa. Precisamos de gente para defender a bicicleta como alternativa para o transporte em Vitória. Se você não quer que a mobilidade urbana se resume a mobilidade de veículos motorizados, aparece e fala! Precisamos de pelo menos 100 ciclistas presentes para apoiar quem vai falar de ciclovias!

Inscreva-se no evento no facebook e vai para assembleia ou fique em casa mas não chore depois se não se faz ciclovia na Grande Vitória:
Defesa do modal bicicleta no debate sobre mobilidade urbana na ALES




Algumas ideias que pretendo apresentar:

1) O maior problema de quem mora ou trabalha na Grande Vitória é o trânsito caótico. Em segundo lugar a violência.

2) A velocidade média dos carros em Vitória fica entre 22 e 27 km/h. Isso foi dado pelas estatísticas do meu carro no ano passado em Vitória para ir trabalhar num trecho favorável porque está contra o fluxo! Para quem mora em Cariacica ou Vila Velha e trabalha em Vitória, o calvário deve ser bem pior!


3) Só ônibus não resolve, precisa-se diversificar os meios de transporte.

4) Uma alternativa necessária é o modal bicicleta, um meio de transporte individual comlementar do transporte público que pode ser desenvolvido através da construção de redes cicloviárias: ciclovias, ciclofaixas, bicycle boulevard (rua compartilhada), paraciclos.

5) A combinação ciclovia e BRT deu certo em várias cidades pelo menos em Bogotá onde provocou a melhoria substancial do trânsito e a redução drástica da violência (dividiu também por 5 a taxa de homicídios).


6) O que falta em infraestruturas na Grande Vitória? 
    - completar as redes cicloviárias,
    - interligar as ciclovias entre município (nas pontes por exemplo),
    - dar manutenção nas ciclovias que frequentemente apresentam problemas graves (em Vitória: ciclovia da reta do aeroporto, trechinho de ciclovia na avenida Beira-Mar, por exemplo),
    - evitar elementos ruins como elevações em transições ciclovia/rua, lombadas altas de mais e curva fechadas como por exemplo na Orla de Camburi (simples de ser evitadas),
    - melhorar a drenagem e/ou o escoamento da água nas ciclovias, evitar poços de água nas ciclovias,
    - política de implantação de paraciclos públicos bons e simples tipo sheffield (ver o manual da ONG Transporte Ativo) em locais públicos, praia, perto de teatros, escola, universidades (São Paulo já tem lei para isso em Vitória só tem paraciclos no PDU mas isso dá em nada), definição de mecanismo para poder instalar paraciclos bons nas calçadas perto de comércios como já fez o município do Rio de Janeiro com uma resolução da secretaria de meio ambiente.
    - ensinar crianças a andar de bicicleta respeitando a lei,
    - incentivar o modal bicicleta nos alunos, incentivar a bicicleta nas escolas, implantar ciclovias até as escolas fazer "ônibus de ciclistas" com crianças em locais seguros com ciclovia.

7) Reconhecer os direitos dos ciclistas de andar nas ruas, nas ciclovias e ciclofaixa sem ter que desviar e em particular orientar os guardas de trânsito para multar carros estacionados nas ciclofaixas, multar motoristas que desrespeitam ciclistas como está sendo feito em São Paulo. Fazer com que os policiais levam a sério os ciclistas que acabaram de perder uma bicicleta durante um assalto. Ouvi recentemente um caso de uma conhecida que foi assaltada e não foi atendido com dignidade pela polícia que nem viatura mandou. Assim se cria uma rejeição profunda da polícia e das instituições em geral na população. Algo muito ruim para a relação cidadão-estado que deveria ser uma parceria.


8) Pressionar a bancada capixaba de Brasília para normalizar o uso das bicicletas elétricas que são importantes para ampliar o modal bicicleta. Existe um projeto de lei tramitando lentamente em Brasília. O Brasil está muito atrasado na questão da bicicleta elétrica em relação a outros Países (agradeço a MEG que lembro da importância das bicicletas elétricas num comentário!). Muita gente se recusa a andar de bicicleta por causa da questão da transpiração. A bicicleta elétrica permite se deslocar quase sem suar de manhã cedo e pode ser usado até por pessoa que não tem uma boa condição física.

Consequência desses investimentos?
    - menos trânsito que significa muito menos estresse,
    - mais votos nas próximas eleições,
    - mais eficiência para muitas empresas que perdem muito dinheiro por causa dos engarrafamentos,
    - mais reconhecimento da população de baixa renda, consequentemente mais respeito das instituições (ver o resultado em Bogotá),
    - melhoria da saúde de quem anda de bicicleta (até em bicicleta elétrica se for do tipo pedelec) e dos demais por causa da diminuição da poluição,
    - menos gasto para a cidade
        - menos manutenção de ruas. Bicicleta não estraga ciclovia, veículos motorizados sim. (um estudo da prefeitura de Copenhague avaliou que ganha 40 centavos por quilômetros andado de bicicleta e perde 20 centavos por quilômetros andado de carro  na cidade)
        - veículos motorizados emitem poluentes que causam danos de saúde pública
        - bicicleta não emite poluentes
        - veículos motorizados causam mais acidentes

        - ciclovias atraem turistas
        - ciclovias fazem com que as pessoas se exercitam mais e ficam mais saudável.


Esqueci algo importante? Vou desenvolver mais a medida que lembro de algo ou que recebo sugestões!

Posso falar também de alguns exemplo específicos:
    - falta de ciclovia no Centro de Vitória, o pior lugar para os ciclistas e para os motoristas? Porque não é feito uma ciclovia emergencial nesse local, bastaria aplicar as diretivas do PDU de Vitória: tirar as vagas de estacionamento de carro priorizando o transporte não motorizado.
    - Por quê não tem manutenção séria das ciclovias?
    - Será que precisamos esperar uma velocidade média de 15 km/h como em São Paulo para investir forte em ciclovia?
     - Precisa morrer quantos ciclistas para implantar um trecho de ciclovia? (3 ciclistas
morreram atropelados em Vitória em 2011, duas universitárias (folha Vitória) e um ciclista (gazeta online).

2 comentários:

  1. É bom mesmo, isso ser discutido, pois pesquisando o que o Detran do ES fala sobre isso, achei isso
    http://www.detran.es.gov.br/_conteudo/2011/02/2011-detran+es+alerta+bicicleta+motorizada+tambem+precisa+de+habilitacao+e+emplacamento.html

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    1. Bem lembrado, vou acrescentar isso nas ideias! O detran-ES está realmente também contra o desenvolvimento sustentável. O textos deles está equivocado. Não é uma CNH que precisa mas uma autorização de condutor de ciclomotor. Olha depois a hipocrisia: "a venda não é proibida, pois o veículo pode ser utilizado livremente em sítios, fazendas e áreas particulares." Ridículo quem vai usar isso para fazer 400 metros?
      Outro erro, não é p CTB que decidiu que é ciclomotor, foi o CONTRAN, um orgão executivo!!! É um pouco estranho isso, um órgão executivo fazer uma resolução que tem valor de lei e que nem provisória é.

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