sexta-feira, 8 de junho de 2012

O mistério da ciclovia do Centro em Vitória


"Prefeito dá ordem de serviço para obras do Calçadão do Porto"
O site declarava ainda que:

"Pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo circularão no Centro de forma mais segura, com a construção do Calçadão do Porto, que ligará a Ponte Florentino Avidos ao Armazém 5 da Codesa. As obras - que se iniciam este mês e têm prazo de conclusão de 180 dias" contemplam a criação de baias de ônibus, a implantação de ciclovia e a reconstrução das calçadas. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito João Coser na terça-feira (18), às 9 horas, na portaria sul da Codesa (próximo à Ilha do Príncipe). 

 O site continua com o seguinte:

As bicicletas, que chegam a 350 nos dois sentidos na hora pico (das 6 às 7 horas e das 17 às 18 horas), disputam atualmente lugar com os carros.



 O site finalmente detalhe como será a ciclovia:

"A obra também inclui a construção de uma ciclovia com 2,5 metros de largura. De acordo com diagnóstico feito pelo Plano Diretor de Transporte Urbano, em 2000, na Grande Vitória a bicicleta respondia por 4% de todos os modos de transporte, sendo 2,75% da demanda referente a Vitória. Segundo pesquisa de contagem de bicicletas, realizada em 2004 em frente à entrada de caminhões da Codesa, 40% dos entrevistados apontaram o trecho entre a entrada da Codesa e o antigo Aquaviário como o principal problema de percurso. Esse trecho, aliás, está entre os três de maior demanda de uso de bicicleta no município. Os outros situam-se nas avenidas Serafim Derenzi e Fernando Ferrari.(...)

Para a realização da obra, a Codesa cedeu uma área à Prefeitura. Para a realização das melhorias, que vão privilegiar a circulação de pedestres e ciclistas e garantir mais segurança aos usuários do transporte coletivo, serão suprimidas aproximadamente 120 vagas de estacionamento.
Orçadas em R$ 1,8 milhão, as obras do Calçadão do Porto serão executadas pela Duto Engenharia e atendem às diretrizes do Planejamento Urbano Interativo do Centro, plano de ação elaborado em 2006, por moradores, comerciantes e poder público, dentro do Programa de Revitalização da região. Segundo o plano, a região requer a implantação de áreas adequadas para embarque e desembarque de usuários de ônibus, adequação das calçadas às normas de acessibilidade e instalação de ciclovias. Também constam, como diretrizes para o planejamento urbano do Centro, integrar o porto à cidade e valorizar o percurso orla. (Angèle Murad)

O projeto foi assinado, orçado e prefeito deu ordem de serviço mas a ciclovia e o calçadão não foram feitos. O que realmente aconteceu? Quantos ciclistas deverão morrerão nesse trecho que chamei de corredor da morte, até que esse projeto seja implementado? Quanto dinheiro público foi desperdiçado?


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