quinta-feira, 7 de junho de 2012

Paraciclos em Vitória, um descaso total!

Além da necessidade de implantar mais ciclovia na cidade para promover a mobilidade dos ciclistas, aumentando a densidade cicloviária, precisa-se implantar paraciclos públicos para permitir a esses ciclistas, parar! Isso parece óbvio mas parece que várias cidades Brasileiras não entenderam isso! O mapa dos ciclistas da Grande Vitoria mostrar os raros bicicletários boms.

No melhor dos casos encontramos em geral paraciclos obsoletos...
Lá fora, paraciclos bons, simples e baratos já existe há muito tempo e continuam sendo usados lá fora...

Em Vitória temos principalmente paraciclos inadequados como esse mostrada na foto 

paraciclo obsoleto em padaria do Jardim Camburi
(link para essa imagem no meu facebok)



Percebemos que existe boas intenções mas frequentemente são instalados paraciclos obsoletos de tipo encaixe de roda. Esse tipo de paraciclo tem dois problemas principais:

1) facilita o furto da bicicleta porque não é possível prender quadro e roda no paraciclo
2) a bicicleta está instalada de maneira instável, pode cair e danificar a roda. Mesmo sem cair, todo o peso da bicicleta pesa nos raios da bicicleta.

Ele simplesmente deveria ser proibido. Qual o mínimo que podem fazer as cidades que tem um certo carinho  para os ciclistas? É gerar um esquema para implantar paraciclo e uma norma de paraciclos boa como fez a cidade do Rio de Janeiro como já reportei em um outro artigo intitulado bicicletários para cidades "perfeitas.

Em Vitória, ainda não temos nenhum norma ou esquema para pedir autorização para implantação de paraciclos o que leva a termos paraciclos inadequados ou simples falta de paraciclos em locais onde seria necessário (perto de comércio, teatro, cinema, universidade etc...). Em geral o poste se torna uma alternativa muito melhor do que esses tipos de paraciclos quando o tamanho está de acordo com o tamanho da trava utilizada.

Encontramos porém alguns bicicletários bons em Vitória:

1) No CIAC, prédio da prefeitura (esse é bom, bonito mas se torna mais caro)



2) Na agência do Banco do Brasil da avenida Rio Branco que já reportei em um artigo onde eu afirmava de maneira provocativa que era o primeiro e o único bicicletário bom de Vitória!


 Mas como não existe norma, outras agência novas do banco do Brasil não têm bicicletários como esse como a agência do Jardim Camburi.

3) Bicicletário da Ilha do boi (idêntico aos paraciclos do CIAC)




A prefeitura já sabe instalar bicicletários bons como vimos no prédio do CIAC mas continua instalando bicicletários obsoletos em novas obras como na nova praça Nilze Mendes Rangel. Mas uma vez se tivesse uma norma, isso não poderia acontecer!



Outros paraciclos antigos e obsoletos são também encontrados na Curva da Jurema e já apresentados anteriormente no blog.


Eu também vi um bicicletário bom mas colocado muito perto de uma parede impedindo seu uso! Preciso registar isso e acrescentar aqui.

O shopping Vitória também não tem bicicletários e foi o alvo principal da bicicletada de maio de 2012:



Para terminar acrescento um link para um exemplo de letra para pedir um bicicletário. Ressalto ainda a importância de explicar que o paraciclo precisa ser du tipo U invertido caso contrário não serve para nada. Seria dinheiro jogado fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário