sábado, 28 de julho de 2012

Apartheid veícular mesmo em Londres na olimpíadas

Os ciclistas da bicicletada de Londres se aproximaram de uma região onde era proibido andar de bicicleta e 130 ciclistas foram presos segundo a "ciclojornalista" Renata Falzoni da ESPN. Isso me relembrou um artigo triste que tive que escrever conceituando o apartheid contra ciclista, o apartheid veicular em 29 de dezembro de 2011. Um conceito que foi retomado pelo blog vadebike com um termo mais correto, o apartheid veícular dois dias depois. De fato existem algumas menções anteriores a noção de apartheid veicular na internet, não sei se é um conceito antigo?

Na verdade, a rua de hoje é um espaço privativo reservado aos veículos motorizados. Se for "necessário" os ciclistas não podem usar ele com total liberdade, um pouco como os negros que não podiam usar os ônibus dos brancos nos Estados Unidos nem tanto tempo antes! Os ciclistas de hoje são um pouco os Rosa Park de ontém. Eles também são presos. Eles também morrem, atropelados.



Meu comentário no youtube: "This is the consequence of an apartheid. Cyclist cannot freely use streets, car does! It looks very similar to the time that black peoples could not use buses of the white people in USA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário