quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ônibus em Vitória: Entre modernidade e falta de conforto extremo

Semana passada precisei andar de ônibus porque iria pegar uma carona em outro ponto da cidade. A bicicleta não era o veículo mais adequado (uma bicicleta dobrável serviria mais não tenho uma dobrável em casa).
Nessa ocasião descobri uma coisa boa e uma coisa ruim. Vou começar pela coisa boa!
Existe um sistema informatizado de previsão de chegada dos ônibus num ponto de ônibus, atualizado em tempo real. O sistema pode ser acessado na internet no link ponto Vitória ou diretamente no seu smartphone android através do aplicativo Buzão Vitória. Infelizmente o sistema transcol não tem essa ferramenta.



 O sistema conta com atualização da posição dos ônibus em tempo real com utilização de GPS nos ônibus. A ideia é muito bacana. Pode ajudar no desenvolvimento desse modal que menos insustentável do que os carros. Porém ele ainda polui bastante devido as normas péssima que deixam os ônibus poluir muito no Brasil.

A coisa ruim que eu tinha esquecido a respeito de ônibus em Vitória diz respeito ao conforto dos passageiros. Eu acredito que essa falta de qualidade no atendimento dos ônibus deve estar afastando muitas pessoas. Alguns dias atrás, de fato, quando andei de ônibus, constatei a maneira totalmente inadequada com que o motorista andou. São acelerações e freadas bruscas, curvas em alta velocidades. Fiquei com dores nas costas e com enjoo. Considerando as pessoas que tem carro particular, quem dessas pessoas vai querer usar esse sistema execrável de maneira regular? Provavelmente pouca gente. É uma das razões porque temos tantos carros nas ruas que engarrafam a cidade. Uma outra razão é que em vários casos, andar de carro é ainda muito mais rápido do que andar de ônibus.

Eu encontrei nesse link, uma apresentação em Francês dado de acelerações de ônibus e VLT em Strasbourg na França. O VLT que tem um conforto geralmente maior tem acelerações de até 2,5 m/s². Os ônibus podem ultrapassar de vez em quando essa aceleração e alcançar 4 m/s² lá na França. Eu estou curioso em saber qual é a aceleração dos ônibus de Vitória!

A prefeitura de Vitória também oferece uma página onde pode conhecer os itinerários de cada linha de ônibus, as linhas que passam por um logradouro e as linhas que ligam dois logradouros.

9 comentários:

  1. gostei do seu blog.
    continue postando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. É bom saber que pelo menos uma pessoa está lendo o blog e está gostando!
      Precisamos de muitas coisas simples em Vitória. Infelizmente, temos um problema político muita grave que dificulta as implantações de políticas públicas para tornar a cidade mais sustentável, para facilitar a vida das pessoas mais sustentáveis.Ontem, eu estava muito gripado e não usei minha bicicleta como costumo fazer o máximo possível, acabei fazendo todas as minhas compras com o carro. Eu sempre encontrei estacionamento para carros.
      Eu fui na loja Só orgânicos no hortomercado. Depois no hortifruti e na feira da Praça do Papa. Nos três casos não existem bicicletários decentes. No hortomercado e no hortifruti, foram instalados bicicletários obsoletos de encaixe de roda. É pior do que não ter bicicletários porque ninguém usa para não danificar a roda ou não ser furtada a bicicleta fazendo com que os donos acreditam que bicicletários não servem para nada! Vitória é uma cidade para os carros, uma cidade para os motoristas. Os carros atualmente encontrados em Vitória poluem portanto Vitória é uma cidade para a poluição.

      Excluir
    2. pois é. estava procurando algo sobre as ciclovias de vix e acabei achando aquele seu mapa interativo, muito legal.

      Excluir
    3. ps - mas acho que está um pouco desatualizado, não?
      a região de santo antônio, são pedro, nova palestina... não tinha ganhado uma ciclovia? li algo sobre isso este mês.

      Excluir
    4. De fato existe uma ciclofaixa há algum tempo mas que não está respeitada por motoristas. A polícia nunca deve ter multado nenhum carros estacionados. Ao longo dela encontram-se centenas de carros estacionados. Anteontem percorri ela toda e além dos carros, esta cheia de lama, pedras. É um descaso total! Não sei se ela merece estar no mapa, talvez em vermelho, como imprópria e perigosa? Onde você leu isso?

      Excluir
  2. Legal o seu blog. Em São Paulo eu utilizo muito o Google Maps para poder ver itinerários e horários dos ônibus. Eu acho que em Vitória precisa urgentemente de integração entre os ônibus da capital com o Transcol, pois quem é de Vitória fica refém das linhas municipais, sendo que poderia haver uma integração (chama-se Bilhete Único aqui em SP) entre os sistemas de ônibus. Isto é, alguém pode descer em um ponto e pegar outro ônibus por um período de 2 horas sem pagar outra tarifa. Sem contar o conforto zero dos ônibus de Vitória, que mais parecem caminhões. Em SP, grande parte dos ônibus tem piso baixo, motor traseiro e suspensão mais confortável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o bilhete único e realmente uma necessidade aqui! Será que é a última capital a não algo desse tipo! Parece tão absurdo!!
      Não sou muito conhecedor dos ônibus da Grande Vitória mas parece que tem muitos ônibus que foram montados em cima de chassis de caminhão. Aparentemente, um absurdo total que tem tudo a ver com a falta de conforto deles... Além disso vários motoristas de ônibus parecem fazer de tudo para deixar o trajeto o mais desconfortável possível. Absurdo!!

      Excluir
    2. Creio que ao implantarem os corredores de ônibus (acho que é BTR - Bus Rapid Transit) o governo deverá (espero) criar o Bilhete Único capixaba! Já até mandei e-mail para a prefeitura de Vitória perguntando sobre isso, mas não tive resposta! Vou tentar novamente e depois repasso informações!

      Excluir
    3. Ah, eu que mandei o comentário Anônimo acima!

      Excluir