sexta-feira, 27 de julho de 2012

SEED, o carro elétrico nacional

A empresa Vez do Brasil está talvez a ponto de sair a primeira fábrica de carro elétrico genuinamente nacional no Brasil.
Isso é uma notícia muito importante para o Brasil que está saindo um pouco atrasado na questão dos carros elétricos enquanto as cidades Brasileiras são cada vez mais poluídas por causa dos veículos motorizados na maioria dos casos. Por exemplo, em São Paulo 855 da poluição atmosférica provém dos veiculos motorizados.

O carro elétrico não polui a cidade. A poluição existe mas é relacionado principalmente a poluição gerada na produção de energia elétrica. Por exemplo o Espírito mais de 60% da energia elétrica consumida não e renovável e a tendenncia é piorar no estado como uma nova termelétrica. Apesar disso já foi mostrado que o impacto global de um carro elétrico é melhor do que o impacto de um carros de combustão interna mesmo se a produção de energia elétrica é feita com termelétrica funcionando com carvão como nos Estados Unidos. A redução em termo de geração de CO2 possivelmente não será inicial tão importante (talvez 40%) mas poderá ser aprimorada a medida de as matrizes elétricas se tornarem mais sustentáveis, mais limpas. Para  os outros gases poluentes produzidos em grandes quantidades na cidade pelos carros com motor de combustão interna como o monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado serão reduzidos de mais de 90%. Isso pode reduzir drasticamente as ocorrência de doenças nas cidades. Na grande Vitória as doenças pulmonares são umas das maiores causas de óbito, exatamente a terceira causa de óbito no município de Vila Velha, portanto qualquer ação que possa reduzir a poluição é bem vindo.


O carro da Vez do Brasil é muito bacana, pequeno. Tem uma autonomia de 100 km, velocidade máxima de 120 km/h. Estamos aguardando mais notícias desse carro!


A revista on-line atitude sustentável publicou uma entrevista de Tomy Saad, o CEO da Vez do Brasil que trabalhou pela positivo. Segundo esse artigo o carro planejado se chama SEED – Small Eletric with Economic Design. Segundo o CEO Tony Saad: O modelo SEED City Car Básico, está previsto para ser comercializado entre R$ 40.000 e R$ 50.000.

O carro é ecologicamente mais correto em vários aspectos como mostra a foto abaixo tirado do site da VEz do Brasil:

Evidentemente o carro não emite poluente nenhum quando anda. Eu notei que a carroceria é feita em fiber-glass como os carros Gurgel. Isso é muito bacana, em particular para quem mora no litoral onde existe sempre o problema de corrosão dos metais. Hoje temos muito poucos carros antigos mas vejo ainda bastante Gurgel com carroceria bem conservada.

 Eu sei que uma bicicleta elétrica é muito mais eficiente do que um carro elétrico mas considerando o fato que muita gente não abandonará o carro para a bicicleta, o carro elétrico é uma solução muito menos pior do que o carro com motor de combustão interna. Tomará que esse carro seja um sucesso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário