sábado, 15 de setembro de 2012

2a fase do projeto Cidades para Pessoas

O projeto Cidades para Pessoas é um dos projetos mais influentes no cenário brasileiro para defender a bicicleta como meio de transporte nas cidades. Com a Renata Falzoni, a jornalista Natália Garcia que coordena esse projeto é umas das jornalistas mais envolvidas na questão da bicicleta na cidade. O projeto dessa jornalista está entrando em uma segunda fase, depois de passar em cidades como Copenhague, a jornalista prevê visitar outras cidades como São Francisco, Portland, México, Nova York e Barcelona. Você pode apoiar financeiramente essa iniciativa fantástica entrando no site Catarse de financiamento colaborativo. Sua contribuição pode ser a partir de 15 reais! Já vou dar minha contribuição. O objetivo é alcançar 15 000 reais para poder implementar o projeto.

Cada uma dessa cidade tem caraterísticas muito interessantes:
- Em São Francisco, nasceu o Critical Mass 20 anos atrás. O projeto prevê a participação dos 20 anos do Critical Mass, movimento de engajamento cívico em que ciclistas ocupam as ruas da cidade em uma pedalada na última sexta-feira do mês na hora do rush – no Brasil, o Critical Mass é chamado de Bicicletada e acontece em várias cidades.
-Portland. Segundo o blog da jornalista, Portland é a cidade mais ciclável dos Estados Unidos. De fato, não canso de falar dos maravilhosos bicycle boulevard de Portland que poderiam muito bem ser implantados em bairros residenciais de cidades brasileiras com custo de implantação muito menor do que ciclovia.
- México, onde discute-se como a economia criativa pode desenvolver uma cidade com mais qualidade de vida para seus cidadãos.
- Nova Iorque vamos acompanhar de perto projetos interessantes, como a criação da uma estrutura cicloviária em toda a cidade
- Barcelona, projetos como o 22@, que revitalizou um antigo bairro operário da cidade.




Encontre mais informações o blog Planeta Sustentável da Abril, no próprio blog Cidade para Pessoas no site da Abril, na página Cidade para Pessoas 2 no Catarse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário