terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mobilidade Urbana é solução

Aconteceu no 4 de setembro de 2012, em Vitória, um evento chamado "Mobilidade Urbana é solução" com a ilustra presença de Enrique Peñalosa, o ex-prefeito de Bogotá.

O evento começou com o atraso do governador que provavelmente ficou preso no trânsito! Brinquei na hora: "eu acho que ele não veio de bicicleta..." (Eu tinha vindo de bicicleta). Faltou talvez ter uma ciclovia na Terceira Ponte para ajudar?



Antes do início do evento Fernando Braga entregou para o Governador, o secretário de transporte Fábio Damasceno e Enrique Peñalosa, a versão impressa do CTB de bolso editado pela ONG Transporte Ativo. Um livreto muito bacana que relembra todas as regras de trânsito úteis para motoristas respeitar os ciclistas e ciclistas respeitar o CTB e conhecer as normas, regras, punições etc...

O evento abriu-se com a fala do presidente do Grupo Buaiz, Américo Buaiz Filho, dono da TV Vitória.

Em seguida foi a vez do governador que falou do plano de mobilidade urbano metropolitano. Ele também anuncio a criação de um plano cicloviário metropolitano, algo novo para mim.

Depois do governador, quem falou foi o Fábio Damasceno, que enfatizou os BRTs. Ele falou que a avenida Leitão deve ser ampliada para 3 pistas para desafogar a Reta da Penha onde deve passar a linha do BRTs. Fiquei um pouco surpreso porque não sei onde vai caber a ciclovia prevista no PDTMU de Vitória na Leitão da Silva. Será que ela vai ser deslocada para a Reta da Penha? Bizarro mesmo!

Antes do Enrique Peñalosa, foi a vez do Wagner Colombini que enfatizou ainda mais o sistema BRTs, chegando a idealizar ele como o melhor modal que pode ser feito para uma cidade!

Finalmente a última pessoa a falar antes da mesa redonda final foi Enrique Peñalosa. Ele falou muitas coisas interessantes! Ele enfatizou que o mais importante para conseguir uma mobilidade urbana boa, é restringir o uso do carro. Além disso o BRTs tem que ser de qualidade, para poder atrair pessoas de todos os níveis sociais etc... Ele insistiu também bastante sobre a importância de devolver o espaço público para os pedestres e os ciclistas para dar nova vida a cidade. Ainda é de fato o contrário que está sendo feito em na Grande Vitória. Em vez de restringir o fluxo dos carros, o trabalho sendo feito é desenvolvido para dar fluidez ao trânsito, isso quer dizer incentivar o uso dos carros! Ele explicou claramente que isso nunca deu certo em nenhuma cidade do nosso planeta!! Quem sabe deu certo em outro planeta ou galáxia?


Apesar de ter visto uma pequena evolução no discurso das autoridades do Estado, com o anúncio do plano cicloviário, por exemplo, as ações para tornar mais sustentável a Grande Vitória são muito tímidas. Permaneceu claramente o paradigma antigo que consiste em duplicar as vias, de tirar os "gargalos" e assim várias obras em andamento continuam sem ciclovia, assim como novos projetos, por exemplo na avenida João Palácio na Serra, ou na rodovia José Sette em Cariacica...

A mesa redonda final reuniu os secretários de transporte de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacia, Fábio Damasceno, uma representante ou presidente do sindicato da GV Bus e Enrique Peñalosa. Enrique Peñalosa respondeu a maioria das perguntas. Depois o animador sugeriu dar a palavra aos secretários de transporte, acabando de fato com a discussão interessante. Mais uma vez, o momento mais interessante de discussão, perguntas, reflexões foi encurtado. Esse tipo de coisas é infelizmente muito frequente nesses eventos políticos. Eu acho isso muito triste, lastimável enquanto tinha uma discussão muito interessante... Merecemos mais do que isso. A mesa redonda precisa de uma hora, pelo menos, se tiver assunto para debater!

A respeito dos secretários de transporte, eu notei em particular que o secretário de Cariacica se vangloriou de ter asfaltado 100 km de vias. A secretária de transporte da Serra reclamou das dificuldade para realizar obra e citou um poste de energia elétrica na obra da avenida João Palácio que está emperrando a obra há muito tempo... Enfim ficou claro que o trânsito vai piorar por muito tempo na Grande Vitória se não houver renovação drástica da classe política que deve gostar de ver a população sofrer longas horas no trânsito, e em particular, os mais humildes, que cada vez mais tem que morar mais longe do centro por causa da especulação imobiliária no contexto de crescimento rápido da população, na região metropolitana.

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