sábado, 1 de dezembro de 2012

Eu vi. Nunca vi. Aqui e ali.

Aqui, vi tanto reasfaltamento de grande avenidas mas
nunca vi manutenção de ciclovia bem feita,
nunca vi rua transformada em ciclovia, 
nunca vi nem ouvi falar em policial multando carros estacionados em ciclovias,
nunca vi ciclovia que não alaga,
nunca vi lombada tão alta do que na ciclovia da Orla de Camburi.
nuca vi ciclovias destruídas por obras ser consertadas e voltar a ser como eram antes
Aqui, eu vi obras interditando totalmente ciclovia sem desvios organizados para os ciclistas.
mas aqui, nunca vi avenidas totalmente interditada para carros sem organização de desvio.
Aqui, eu vi ciclovias cheias de desníveis destruindo os braços e costas dos ciclistas mais resistentes,
Eu vi ciclistas arriscando suas vidas ao atravessar o Centro de Vitória.
Aqui eu não vi dignidade para os ciclistas.
Aqui, eu não vi qualidade de vida.


Assim são tratados os ciclistas. Sem dignidade, sem seriedade, com muito desrespeito. São eles cidadãos inferiores, aqueles mesmo que não poluem e não engarrafam uma cidade tão poluída e tão engarrafadas? Engarrafamentos e poluição não são os dois maiores problemas dessa cidades após os homicídios?

Eu fui na Holanda, em Eindhovem. Trabalhei 6 meses ali e fui todos os dias trabalhar de bicicleta.
Ali, nunca vi ciclovia que alaga com chuva quase quotidiana.
Nunca vi lombada em ciclovia na Holanada.
Nunca vi ciclovia destruída em 6 meses de commuting de bike na Holanda.
Nunca vi ciclistas frear para evitar carro.
Eu vi ciclistas com dignidade.
Eu vi respeito.
Eu vi qualidade de vida.

Aqui, precisamos fazer pior ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário