quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Opções para continuar de bike na chuva


No verão, temos calor e chuva. Já discuti como driblar o calor num outro artigo agora passou da hora de falar de algumas opções para driblar a chuva!

Eu vou falar de 3 opções: o telhado integrado na bike, a capa de chuva, o sistema para prender guarda-chuva no guidão.

1) Eu já falei do telhado integrado que usei bastante tempo na minha bike. Era muito bacana. Além de proteção contra chuva, costumava fazer com que os motoristas se comportassem de maneira um pouco mais respeitoso ao ver um "veículos diferente"! O telhadinho é feito com uma parabrisa similar usados em motos no qual é espetado um telhado feita como um barraca, com tecido impermeáveis e vara de fibro de vidro. Tem laterias de plástico transparente. É bacana mas com o aumento dos buracos, desníveis em Vitória, não dava mais para andar muito acima de 20 km/h o que e necessário para mim como meu trabalho fica a 23 km de casa! Alias se alguém se interessar por meu telhadinho que sofreu eu estou vendendo ele. O sistema consiste em um kit que é montado numa bicicleta comum! É legal!

A capota bike (eu), flagrado de baixo da Terceira Ponte
que liga Vitória a Vila Velha


Já falei desse telhado da Veltop em 2 outros artigos:
Um telhado para sua bicicleta
Capota bike flagrada em Vitória (eu)


2) Eu uso agora mais uma capa de chuva específica para ciclismo que consegui comprar no mercado livre que agora está infelizmente em falta. Esse tipo de capa de chuva está infelizmente muito difícil de encontrar no Brasil, só encontramos capa de chuva comuns que se adaptam mais ou menos bem ao seu uso na bicicleta.
Para ter um funcionamento ótimo, a capa de chuva precisa ser específica para ciclistas. Tem um formato específico e permite que o ciclistas segura a capa com as mãos no guidão para não voar em caso de vento forte. A capa também oferece também proteção lateral em caso de chuva de vento. Ela dá quase a mesma proteção do que o veltop. É menos confortável que o telhadinho e a gente sente um pouco mais calor porque tem menos espaço mas o peso é bem menor e não impede pular calçada, passar buracos. Isso o telhado veltop não permite fazer! Minha capa de chuva atual tem dois problemas principais, é escura e não tem refletores bons, não é muito seguro para se deslocar a noite e esquenta bastante durante o dia. O ideal seria uma capa mais clara ou vermelha que absorve menos calor com bandas refletores. Pretendo pedir minha família que está na França comprar para mim uma capa vendida lá. É a Super Praktiko vendida nesse link no site Francês lecyclo.com. Segundo relato do colega Leonardo do Grupo Ciclistas Vitória (facebook), existe uma capa de chuva da nautika que serve para ciclistas. Ela pode ser encontrada em loja de pesca/camping.
Capa de chuva com refletor

3) A terceira opção que pode ser utilizada por quem não anda muito rápido é o sistem que fixa a guarda-chuva no guidão. Tem várias opções no site dx.com (dealexterme.com) que podem ser encontradas nesse link.

Braço para fixar guarda-chuva no guidão
A outra opção e ir de ônibus ou de carro, mas eu pessoalmente não gosto muito isso. É justamente em dia chuvoso que tem mais engarrafamentos. Eu costumo dizer como uma brincadeira que dia chuvoso é o melhor dia para andar de bike, justamente porque tem mais engarrafamentos!

Boas pedaladas na chuva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário