quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Plástico no oceano que mata albatrozes

Prezados leitores, me emocionei hoje ao ver um filme que mostra o trágico destino de albatrozes na Ilha de Midway, no meio do oceano Pacífico. A ilha  se encontra numa região do oceano onde o lixo flutuante se concentra. Ela é chamada de Grande Porção de Lixo do Pacífico ( acesa a página do wikipedia em Português) . Vale apena ver o artigo Inglês da wikipedia sobre esse fenômeno que é muito mais completo do que o artigo Português.

Encontrei um artigo interessante sobre o assunto que resume a situação. http://www.cheaptents.com/blog/midway-albatross-waste-plastic/

O plástico acumulado na superfície é modificado pelas radiações solares. Vários produtos tóxicos como o bisfenol-A são liberados e entram na cadeia alimentar. Um dia estarão no seu prato se já não está presente!
Um outro problema dramático é apontado pelo filme e leva a morte dos albatrozes. Deixo você conferir. As imagens são muito tristes e fortes.




MIDWAY : trailer : a film by Chris Jordan from Midway on Vimeo.


Depois disso, não me arrependi de ter catado todo o lixo que pude quando fiquei na Praia do Forte em Cabo Frio. Eu chegava com dois sacos plásticos, um servindo de luva e o outro de lixeira. Eu geralmente consegui encher totalmente um saco plástico de supermercado somente ao limpar a área ao meu redor na praia. Na época eu lembrei das tartarugas mortos por ter ingerido plástico como mostrou o Projeto Tamar.

fonte: Projeto Tamar (Lixo X Tartaruga)

O site ecodesenvolvimento identica que a ingestão de plástico causaria 60% das mortes das tartarugas! Eu queria que cada leitor se sensibilizasse e pensasse na próxima vez que ir na praia para não deixar nenhum pedaço de plástico ir no mar, nem que for de outras pessoas. Se 6 bilhões de pessoas deixam ir um pedaço de plástico ao mar por dia, são 6 bilhões de pedaços de plásticos por dia pronto para encher essas grandes porções de lixo que levam a mortes trágicas de bichinhos indefesos que não tem nada ver com isso.

Vocês podem ver as tristes fotos dos Albatrozes mortos no google images:
https://www.google.com/search?q=albatros+midway+island

Um triste exemplo:

Albatroz por Chris Jordan

Nenhum comentário:

Postar um comentário