quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ciclistas tem sinal liberado na França

Passou a fase experimental, agora os ciclistas franceses tem autorização para não parar nos sinais. Vou explicar rapidamente como isso funciona!

Existem atualmente 4 tipos de sinalização possível facilitando o trafego e aumentando a segurança dos ciclistas:

Fonte: Artigo do site quechoisir.org
Se o sinal tiver uma dessas quatro sinalizações, o ciclista poderá seguir reta ou virar a direita sem esperar o sinal abrir. Se não tiver nenhum dessas quatro sinalização, o ciclista deve esperar o sinal abrir para passar. Em qualquer caso, os ciclistas devem respeitar os pedestres que permanecem prioritários.

Como isso aconteceu?
Muitas associações pressionaram políticos municipais que foram pedri agilidade para o ministro do Interior da França para autorizar dois tipos de sinalizações. O decreto que permite os ciclistas atravessar os sinais sem virar. Já existia a possibilidade de virar a direita num sinal desde 2010, o que já algo comum para os carros, na França.
Os políticos que pediram agilidade do ministro, lembraram para ele os benfeitos e o retorno econômico do uso da bicicleta: economia de despesas de saúde de 14,8 bilhões de reais na França, uma receita de 11,9 bilhões de reais para o setor econômico, 35000 empregos...

Isso poderia ser implantado no Brasil. Em Vitória já posso citar um sinal onde isso seria interessante. O sinal fica no Centro na avenida Presidente Getúlio Vargas na altura do posto de gasolina Miramar como mostra a imagem abaixo. Ali, ao passar o sinal vermelho, o ciclista pode andar algumas centenas de metros com um fluxo baixo de carro andando em velocidade média menor, aumentando infinitamente a sua segurança. Logo na frente, existe a possibilidade de entrar numa rota alternativa e evitar quase totalmente o perigo de morte dessa avenida.



Mostrar Sistema cicloviário da Grande Vitória num mapa maior


Fontes (em Francês):
http://www.lepoint.fr/societe/les-velos-officiellement-dispenses-de-feu-rouge-27-01-2012-1424416_23.php
http://www.quechoisir.org/auto/circulation-routiere/actualite-velo-dispense-de-feu-rouge
Um vídeo do vice-prefeito da cidade de Caen que foi uma das primeiras cidades a implantar esse tipo de infraestrutura na França:

Nenhum comentário:

Postar um comentário