sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dirigir um carro de maneira econômica

Hoje no jornal ES TV da TV gazeta de Vitória, vi uma matéria sobre como economizar gasolina. Vi que esqueceram de falar das coisas importantes relacionadas com o conceito de energia! Talvez esqueceram de chamar um físico? Ou seja um dos raros "especialistas" que entendem de energia!!

De fato, ouvimos falar um mecânico que deu algumas dicas, como ter um motor bem afinadinho, não exagerar na rotação do motor mas ele não aprofundou muito nesse sentido.

Existem de fato, orientações que podem levar a reduzir de 10 a 20% seu consumo de gasolina. A economia pode ser bem maior se você dirige de maneira muito agressiva.
Para economizar, não dá para ficar correndo. O ideal é ter um medidor de consumo instantâneo no carro que indica o seu consumo a cada instante! Você sabe na hora se você está fazendo algo errado. Existem aplicativos de celulares que dão orientações como o Green Driving Gauge que pode ser instalado nos celulares Android. Esse software alerta o motorista quando está  dirigindo de maneira ineficiente. A primeira maneira de gastar muita gasolina e quando aceleramos muito rapidamente. A primeira dica é acelerar de maneira suave. Não perde muito tempo mas economiza gasolina. Se você freia com muita frequência é também sinal que você está desperdiçando gasolina. Isso indica que acelerou demais, ficou perto demais do veículo da frente e teve que frear se o veiculo da frente simplesmente teve que desacelerar. Você pode gastar um pouco menos gasolina ao antecipar as freadas deixando a marcha  engatada e desacelerando naturalmente o carro. É o caso também quando você avista um engarrafamento na frente ou um sinal fechada. Não serve para nada chegar rápido até lá pode ir até o congestionamento ou o sinal fechada devagar, você não vai nem perder na maioria dos caso mas você terá deixado de gasta gasolina a toa ao acelerar ate muito perto do sinal ou do congestionamento. Nesse caso, em geral, você não perde tempo e além disso você reduz drasticamente a possibilidade de um choque traseiro como a desaceleração é lenta. A última dica é andar devagar, por exemplo respeitando os limites de velocidade.Por exemplo, na avenida Norte-Sul a 60 km/h, meu consumo instantâneo chega a ficar muito perto de 20 km por litro com Xsara Picasso!

Eu consegui ganhar em torno de 10 % com esses princípio mas eu já dirigia de maneira bastante suave. Quem dirige de maneira muito agressivo pode economizar muito mais mas será que essas pessoas querem economizar gasolina mesmo?

A melhor dica permanece deixar o carro em casa e andar de bicicleta quando for possível, para ir na padaria, fazer compras. Economiza muito mais gasolina!! Faço isso muito frequentemente. Com a economias feitas, aproveito por para comprar comida mais saudável, em particular frutas e legumes orgânicos como falei na última postagem que fiz no blog!

Para quem entende Inglês um filme sobre o programa Android Green Driving Gauge (a legenda em Português parece ser muito ruim):



ps: Todo isso tem uma explicação física! Tem a ver com as aulas de conservação de energia da física do ensino médio. Se o seu filho está no primeiro ano do ensino médio, ele deve estar estudando isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário