segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reflexão sobre os ciclistas em Vitória

Essa reflexão surgiu de uma discussão polêmica (sorteio de uma revisão completa pelo Ciclista Capixaba) no grupo Ciclistas Vitória no facebook e respeito de uma revisão "cara" de uma loja de bicicleta (100 reais). Alguns ciclistas comentaram que é também o preço de uma bicicleta.
Comentei ali que eu tinha gostado da revisão simples que fiz nessa loja que me pareceu muito melhor do que em outra loja e que geralmente não precisava-se de fazer uma revisão completa até para uma bicicleta cara. Uma revisão simples já faz quase tudo que precisa para uma bicicleta: ajuste dos freios, raios e limpeza externa se eu não estou enganado.

100 reais é também no Brasil o preço de uma trava que não se quebra tão facilmente em poucos segundos.
A maioria das travas que vejo nas ruas por aqui se quebram provavelmente em menos de 10 segundos. Não dá segurança. Mais um tipo de exclusão infelizmente.
Eu acho que tem ciclista com bicicletas mais caras ou mais baratas que trabalham de bicicleta. Talvez, ou mesmo provavelmente, tem mais ciclistas com bicicletas mais caras que não vão trabalhar de bicicleta, não sei exatamente mas o que eu acho legal é que um não exclui ou outro. não podemos falar ou mesmo entre os carros e os ônibus. Os carros geram engarrafamentos que infernizam em particular a vida de quem mora longe e tem que ir trabalhar de ônibus porque não tem recurso para comprar carro. Tem também ciclistas que assim que conseguir mais recurso, compra seu carro, abandona a bicicleta. Mais raros ainda são talvez aqueles que já tendo um carro, decidam deixar ele em casa para ir trabalhar de bicicleta. Tem que dizer que com o calor o carro com ar condicionado é uma tentação.
Felizmente, as bicicletas caras não estão impedido as baratas de andar e nem estão colocando as baratas em perigo. Deve ter provavelmente mais pessoas humildes andando de bicicleta do que o contrário mas não é interessante entender porque muitos ricos não andam de bicicletas? Se a gente se limita a falar superficialmente da questão da segurança, do "Status" e do calor (do não quero chegar suado no trabalho), a gente provavelmente sabe muito pouco a respeito do sedentarismo frenético dos "ricos".
Eu gosto pensar que a gente consegue entender melhor a situação da nossa cidade ao conhecer todas as realidades. Falo isso mas nunca tive a oportunidade de participar do passeio da Ocean Bike porque sempre trabalhei até o fim da tarde desde que existe o passeio e chego cansado no horário mas eu gostaria de conhecer. Eu acho bacana conhecer todos os aspectos, as pessoas com bicicletas caras ou baratas. As pessoas que talvez não vão revolucionar a mobilidade urbana em Vitória mas se um dia tiver mais ciclovias, será que não vão pegar as suas magrelas durante a semana para ir trabalhar, pelo menos de vez em quando? Ou será que o preço da gasolina precisa subir muito mais ainda?
Eu acho que o que faltamos em Vitória é uma união forte entre todos os ciclistas dos mais humildes até o mais ricos etc...
Isso é a fraqueza dos ciclistas de Vitória. Não tenho solução para isso. Se alguém tiver, por favor compartilhem!
Na bicicletada, raramente conseguimos agregar todos esses perfis. Estamos perdendo muito com isso... Precisamos de união para ter força! grande abraços a todos os ciclistas, ricos, pobres, grandes, pequenos, gordo, magrinhos, inteligentes, simples com carinho especial para quem vai trabalhar sempre de magrela. Eu sempre sonho de uma cidade repleta de ciclistas com menos poluição e menos exclusão. É um desafio! Você vão relevar ele? Você que tem carro e não pega a bicicleta ou você que acabou de comprar seu primeiro carro, você vai continuar indo trabalhar de bicicleta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário