terça-feira, 2 de abril de 2013

o pedestre é o cidadão mais precioso da cidade

Hoje, cheguei no seguinte pesamento. "O pedestre é o cidadão mais precioso da cidade", seja pensando na mobilidade urbana ou na poluição atmosférica.

Foi o que falei para uma mãe e sua filha hoje ao deixar passar elas atravessar a rua na proximidade de um rotatório em Bento Ferreira. Eu passava de bicicleta e aparentemente, foi uma agradável surpresa para elas, depois de ver alguns carros negar o direito de atravessar a rua.
A gente precisa preservar nossos pedestres. Com a política atual de favorecer o carro, estamos acabando com os pedestres (e alias todos os modais não motorizados). Os pedestres precisam esperar cada vez mais tempo nos sinais. Para os carros os tempos de sinais são cada vez mais longo... Genial pensem alguns?

Alguns outros pensam de maneira bem diferente porque não enxergam além da extremidade do seu nariz... Um dos resultados principais não é a redução dos engarrafamentos como já podemos perceber. Está piorando muito e cada vez mais rapidamente. O resultado é uma clara sensação de rejeição dos pedestres em Vitória. Está claro, agora, poucas pessoas querem continuar de ser pedestres em Vitória. O mais natural é que os pedestres, ao se sentir excluído das politicas públicas, procurem outros modais, tais como o carro, o que já é algo muito comum devido a cultura do carro omnipresente no país.
As consequências infelizmente para a cidade são dramáticas. A gente constrói uma cidade onde os mais humildes ou os mais sustentáveis podem se sentir mais rejeitados, mais desprezados ainda?
A gente prepara uma cidade cada vez mais poluída, mais desumanizada, mais violenta?

Atenção cidadãos! Eu acho que não vai dar muito certo se a sociedade como um todo continua pensando assim de maneira totalmente egoista. Em 2007, uma pesquisa publicada no PDTMU de Vitória, mostrou que
42% das viagens são do tipo não motorizado e somente
28% são do tipo motorizado individual e
34% são do tipo motorizado coletivo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário