segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Reserva Jaci-Paraná ameaçada de extinção

Segundo wikipedia, uma Reserva Extrativista (REx) de domínio mínimo é uma área utilizada por populações tradicionais, cuja sobrevivência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Tem como objetivos básicos proteger os meios da vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas.
No Brasil, a Reserva Extrativista é gerida por um conselho deliberativo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e das populações tradicionais residentes na área, conforme se dispuser em regulamento e no ato de criação da unidade.
As reservas extrativistas federais são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Foto de Chico Mendes (Wikipedia)

Parece que CHico Mendes morreu de novo com a decisão da assembleia legislativa de Rondônia de acabar com a reserva Reserva Extrativista (RESEX) Jaci-Paraná de cera 200.000 ha, a área de um quadrado de 45 km por 45 km!

A área equivalente da reserva Jaci-Paraná.


A assembleia legislativa de Rondônia está legislando em favor de madereiros que já entravam ilegalmente na reserva? Isso significa que esse governo incientiva a destruição ambiental e ações ilegais? Poderia ser diferente? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário