domingo, 23 de março de 2014

Busca de ônibus em Vitória é muito arcaico

Em Vitória, para buscar ônibus, tem que visitar dois sites. O site de rede municipal de ônibus e o site da ceturb (Companhia de Transporte da Grande Vitória)

No site dos ônibus municipais de Vitória encontramos 3 opções:

A primeira opção permite ver o percurso das 56 linhas de ônibus! Eu estou tentando imaginar uma situação em que isso serve. Vamos pensar. Uma pessoas acabou de se mudar em Vitória. Ela vai no ponto de ônibus fica uma hora para ver quais são os ônibus que passam no ponto mais perto de casa. Ela anota todas as linhas de ônibus. Depois volta para casa e entre no site e analise todas as linhas que passam na Frente de casa. Bom, imagino que deve ser a opção menos usada?
Na verdade é mais simples usar a 2a opção que consiste em buscar as linhas que passam por um lougradouro. Agora vamos tentar buscar um ônibus que sai da minha rua e que vai para a SEDU (foi um destino pedido hoje no Groupe Utilidade Capixaba, maior grupo Capixaba no Facebook).
Bom não sei qual é a rua da SEDU. Vou no google para encontrar a rua. Tive sorte, dois ônibus passam lá. Dá para usar mas o que acontece se eu preciso pegar dois ônibus? Complica bastante pois como vou determinar o ponto onde vou mudar de ônibus??

Então vamos dizer que preciso ir para a UFES. Preciso pegar dois ônibus. O ônibus é municipal? É um ônibus da Ceturb? Como faço para saber quais ônibus pegar? Impossível on-line. Só trocando ideia com pessoas expertas. Foi assim alias que consegui saber quais ônibus eu precisava pegar para chegar na minha escola que ficava no Bairro São Francisco em Cariacica. Assim, minha impressão é que aqui permanecemos numa sociedade de tradição oral onde as informações se transmitam por via oral. Não observei isso somente para a questão do transporte público mas também para conhecer o que há de interessante na cidade. Outro exemplo, a UFES por exemplo até pouco não tinha mapa dos seus campi. Agora não sei se colocar essa informação no site.

Eu só fico me perguntando porque o sistema de busca de ônibus está tão arcaico. Dizem que existe um poder muito grande dos ônibus mas a gente vê que uma pessoa chegando aqui em Vitória não vai conseguir achar rotas complexas de ônibus e vai acabar usando o carro. Parece que tudo é feito para que as pessoas não usem ônibus. A gente sabe que quem usa o carro, dificilmente vai mudar para outro modal.  Então porque não melhorar esses sites. Não é tão difícil. Não é caro...

O outro ponto fraco do sistema de ônibus é a integração que é feita exclusivamente nos terminais. Assim dentro de Vitória não há como fazer integração. Assim vemos, por exemplo muitas reclamações no Jardim Camburi porque não tem linha direta passando na frente da UFES. Se tivesse integração fora dos terminais, não seria um problema tão grande. Creio que muita coisa pode ser feita para melhor o transporte público e isso não é só colocar ar condicionados (importante), melhor os ônibus e a maneira de dirigir dos motoristas (que já mencionei em outro artigo: "Ônibus em Vitória: Entre modernidade e falta de conforto"). Onde eu morava, lá fora, em Grenoble, na França, o tíquete de transporte público era sempre de integração é valia por uma hora. Para isso só precisa de uma tecnologia de tíquete que pode ser magnético. Alias lá tinha um VLT e a prefeitura de Vitória foi lá conhecer o sistema. Uma pena que não vingou aqui é infinitamente melhor do que qualquer ônibus como o BRT, por exemplo.

O site da Ceturb parece ter ainda menos opções. Só encontrei a possibilidade de conhecer o itinerário das linhas!! Será que tem opção melhor do que isso. Não parece possível ser daquele jeito! Não acredito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário