quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Mapa colaborativo cicloviário montados pelos ciclistas da Grande Vitória

O mapa mostrando ciclovias, rotas alternativas, paraciclos públicos bons. Nas rotas alternativas, você vai se surpreender. Pode atravessar Vitória e ser ultrapassado por menos de um carro por quilômetro!

 

O mapa contém:
- ciclovia (verde)
- rotas (azul), bicicletários (P azul)
- passeios marcado por uma bicicleta verde.

Clique aqui para abrir o mapa numa página inteira


13 comentários:

  1. Estou comentando para registrar ideias similares:
    - planilha colaborativa dos acidentes de trânsito em Londres:
    https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?pli=1&key=0AuEtgCUuVBDUdHZqbEZ1NVctVTBVeFRqTmNVbGZnbXc&hl=de#gid=0
    mapa dos acidentes em Londres:
    http://cidadesparapessoas.com.br/2012/03/ajude-a-mapear-acidentes-com-bicicletas-em-sp/

    ResponderExcluir
  2. Vamos trocar experiências, participo da construção do mapa cicloviario unificado do Rio de Janeiro:
    http://ciclorio.ta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana! Não não consegui entrar no site agora ciclorio agora.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Vou trabalhar todos os dias (quando não está chovendo) de bicicleta meu trajeto é Jardim da Penha a Consolação pela manhã e a tarde Jardim da Penha a Santa Luíza infelizmente não tenho ciclovia, e muitas vezes necessito andar pelas calçadas pois nem todos motoristas respeitam os ciclistas, a ciclovia faz muita falta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não é fácil, dependendo do trajeto que precisamos fazer. Se você quiser você fazer uma pedido de rota pelo bike anjo. Talvez a gente acha algumas rotas alternativas escondidas para fazer seu trajetos. Quando eu comecei a atravessar Vitória, eu nem imaginava que eu poderia transformar tanto o meu trajeto com as rotas alternativas. Pensando retrospectivamente nisso, é muito surpreendente, nunca pensei que eu poderia melhorar tanto meu trajeto. Essas melhorias, além de aumentar a segurança, aumenta o conforto do ciclista porque tem menos atrito com os motoristas devido a natureza das rotas alternativas. Quando uso as rotas alternativas, fico mesmo com a impressão que a maioria dos motoristas me respeitam suficientemente e que os problemas acontecem com uma minoria de motoristas. Quando ando em grandes avenidas, esse impressão desaparece...

      Excluir
  5. Emmanuel,
    muito boa a iniciativa e o mapa. Sou morador da Serra e também tenho a bicicleta como meio de transporte, juntamente com o transporte público. Fique inspirado em tentar fazer um mapa desse para a Serra.
    Abraço
    Thalismar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muito interessante ter um grupo de trabalho colaborativo para fazer um mapa metropolitano como existe no Rio de Janeiro. Você conhece o grupo de discussão do facebook ciclistas Vitória? Ali rolam muitas discussões sobre ciclismo urbano na Grande Vitória.

      Excluir
    2. Thalismar, eu quero transformar esse mapa em mapa colaborativo se você tiver interesso em participar, aqui está o convite!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que em Vitória podemos ter ciclovias que funcionam, que sao extensas que não terminam do nada, e que são mais ágeis que andar de carro, assim mais pessoas tem vontade de usar a bicicleta como meio de transporte.

    ResponderExcluir
  8. Massa! Como faço pra enviar uma ciclofaixa para acrescentar ao mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vi esse comentário agora. Se você clica no link para o mapa maior, tem o email para fazer isso. O ideal é usar um aplicativo do celular que grava arquivos gpx. Gravar o trecho e mandar o arquivo no email com uma descrição do que tem no local com impressão de segurança (em relação a carros).

      Excluir